"O mercado de computadores pessoais (PC) em Portugal cresceu 32,7 por cento em 2007, relativamente a 2006, sendo o país europeu que apresenta a maior taxa de crescimento no sector, referem os dados hoje divulgados pela consultora IDC.
O quarto trimestre do ano passado foi particularmente significativo para este mercado, que disparou no país 71,6 por cento, face a igual período do ano anterior, referem os analistas daquela consultora num comunicado citado pelo gabinete do Plano Tecnológico.
Para 2008, a IDC estima para Portugal um crescimento de 39 por cento no mercado dos PC.
O Plano Tecnológico adoptado pelo Governo é apontado, nesta análise, como o grande "impulsionador" deste mercado no país, já que é responsável pelo lançamento do programa e-escolas, que visa aumentar as taxas de penetração da Internet em banda larga junto da população escolar.
"As previsões de crescimento do sector serão estimuladas não só por esta iniciativa, mas também, entre outras, pelas acções previstas no Plano Tecnológico da Educação", refere a consultora.
Num estudo apresentado no mês passado, a IDC estimou para Portugal que o mercado de Tecnologias de Informação (TI), que engloba hardware, software e serviços TI, cresça à taxa anual de 6 por cento no período 2006-2011, acima da média europeia (5,3 por cento).
Em 2007, o investimento do mercado português em TI ultrapassou os 2,6 mil milhões de euros, um crescimento de 5 por cento face a 2006.
Para 2008, é previsto um crescimento de 7,3 por cento do investimento no mercado português, acrescenta.
No mercado das telecomunicações (que engloba os serviços de voz e dados na rede fixa e móvel), Portugal apresenta igualmente uma tendência de crescimento superior à média europeia, refere a IDC."
in Lusa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário